terça-feira, 21 de dezembro de 2010

UMA CEIA DE NATAL SEM CARNES

Quando se pensa em ceia de Natal, os primeiros pratos que vêem à mente são peru ou tender. Mas, se você é vegetariano, o que vai comer nessa data?

Pensando nisso, o Club Gourmet Kobrasol dá algumas dicas para quem adotou o vegetarianismo ou para os que receberão vegetarianos em casa e não querem cometer nenhuma gafe.

Aproveite as frutas da estação
A safra de dezembro é de abacaxi, manga, melancia, melão e pêssego – use todas para montar uma bela mesa de sobremesa. Também é época de couve, abobrinha, cenoura, inhame, tomate e vagem: esses ingredientes estão mais frescos, mais saborosos e você pode se pautar por eles para criar seu cardápio.

Na entrada
Pão integral com opções de pastas (como berinjela, grão-de-bico e tomate seco) ou patê (berinjela, espinafre). Um mix de sementes com castanha de caju, pistache, amendoim e castanha do Brasil (castanha do Pará) com frutas desidratadas fica bonito e é gostoso.

Prato principal
O mais “tradicional” para os vegetarianos é a bacalhoada vegetariana – ela não leva bacalhau!

Receita:
Pegue 600 gramas de batatas cortadas em rodelas grandes e cozidas em água e sal. Forre um refratário untado com margarina com elas. Corte 250 gramas de seitan *  em fatias finas tempere a gosto e coloque por cima das batatas. Numa panela à parte, refogue uma cebola em rodelas, três tomates picados e um pimentão fatiado em azeite. Deixe no fogo até que fiquem cozidos e formem um molho, e acrescente um frasco de leite de coco. Derrame no refratário por cima do seitan e leve em fogo alto até dourar. Decore com azeitonas pretas.

* Seitan ou glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um substituto da carne derivado de uma proteína de trigo chamada glúten, usado desde a Antiguidade. Não indicado para quem tem intolerância a este alimento.

Guarnições
Arroz integral com açafrão, brócolis, amêndoas em lâminas ou coloridos (de vegetais cortadinhos); farofa com vegetais; saladas exóticas e tropicais... Existe um mundo de opções.

Bebidas
Água, chá gelado, suco orgânico, suco de hibiscus com hortelã, são tantas opções!
Outra dica é colocar um galho de alecrim e pedras de gelo na água com gás: fica bonito, saboroso, refrescante e saudável.

Rabanada
Esta tradicional sobremesa natalina não pode faltar em sua ceia.

Receita:

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
10 fatias de pão francês amanhecido
3 ovos batidos com 1 pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar misturado com canela em pó

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture o leite condensado com o leite. Continuando a receita de rabanada, mergulhe as fatias de pão nessa mistura, embebendo-as completamente. Retire-as com uma escumadeira, tomando cuidado para não desmanchá-las, deixe escorrer um pouco e passe-as no ovo batido. Vá fritando as rabanadas numa frigideira com bastante óleo bem quente, até que estejam douradas e crocantes. Então retire-as e escorra em papel absorvente. Passe-as na mistura de açúcar com canela e arrume numa travessa. Sirva em seguida.

Aproveite as dicas e surpreenda seus familiares e amigos.
Qualquer dúvida, fale conosco: clubgourmetkobrasol@gmail.com

0 comentários:

2010. Design by Márcia Oliveira - Club Gourmet Kobrasol - Todos os direitos reservados.

TOP