terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DESCUBRA A ORIGEM DA CEIA DE NATAL

A origem da ceia de Natal é no mínimo curiosa...



Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que era costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Como a comunhão exigia jejum prolongado, antigamente até mesmo de um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e, com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas. O peru, por exemplo, é uma incorporação do costume americano presente no “Dia de Ação de Graças”. O bolo é tradição ibérica; o panetone, italiana, as frutas, em especial a uva, da Europa Oriental. O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc. Frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso país, mas que optamos em honra à lembrança e depois à memória dos imigrantes.

Por outro lado, algumas pessoas acreditam que a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, o que talvez possa ter alguma ligação. Porém, segundo consta na literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizassem aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local.

Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a ceia de Natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais. Cada povo tem em sua ceia de Natal algumas peculiaridades.
A ceia de Natal brasileira incorporou várias receitas locais como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa.

0 comentários:

2010. Design by Márcia Oliveira - Club Gourmet Kobrasol - Todos os direitos reservados.

TOP