quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Manipulação e armazenagem de alimentos

Saiba como cuidar dos alimentos que você consome...

Manipulação e armazenagem de alimentos

Durante todo o ano deve-se ter muito cuidado com a manipulação e armazenagem dos alimentos. Durante o verão o perigo aumenta por causa do calor e os alimentos se estragam com maior facilidade. Além disso, a disseminação de bactérias como a Salmonella SSP., Staphylococcus aureus e a Escherichia col  pode ocorrer com uma maior facilidade, causando toxinfecção alimentar.
O maior índice de toxinfecção alimentar ocorre nos domicílios, sendo o responsável por 48,5% dos casos, seguido dos restaurantes com18,8%.
A Salmonella ssp.,  é uma das bactérias que mais causa toxinfecção alimentar. Ela causa a salmonelose e sua presença no alimento pode ser indicativa de contaminação fecal. Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, dores abdominais, dor de cabeça, calafrios e diarreia, etc. ovos, frangos, carnes e derivados (produtos à base de carne) são os alimentos mais envolvidos.
Staphylococcus aureus é encontrado na pele e nas fossas nasais do homem e também na maioria dos animais domésticos. O alimento é contaminado pela má higienização do manipulador ou quando se espirra sobre o alimento.  Esta bactéria, quando no alimento, começa a produzir enterotoxina (proteína tóxica) que causará a gastroenterite a intoxicação alimentar estafilocócica. Após as enterotoxinas estarem formadas não adianta cozer o alimento, pois o calor não destrói a toxina, apenas a bactéria. Temperaturas menores que 10°C impedem a produção das enterotoxinas. Os sintomas da gastroenterite são náuseas, cãibras abdominais agudas, diarreia, dor de cabeça, sudorese etc... produtos cárneos e alimentos preparados com ovo são os mais envolvidos na contaminação.
Escherichia col - a presença desta bactéria no alimento indica contaminação por fezes humanas ou de outros animais. Os sintomas geralmente são diarreia, dores abdominais, náusea e febre branda, mas em casos mais graves pode ocasionar diarreia sanguinolenta que pode evoluir para síndrome urêmica hemolítica. Esta bactéria é encontrada nos mais diversos alimentos.
Para que este problema não ocorra precisamos de uma rígida higienização dos alimentos, dos locais onde estão armazenados, além destes estarem nos locais corretos e claros, higiene da pessoa que manipula o alimento.
Como escolher os alimentos
Produtos embalados:
- verificar o prazo de validade;
- embalagem em perfeitas condições sem estar amassada, rasgada ou estufada.
- o produto não pode estar com a cor, cheiro ou consistências alteradas.
- observar se o local de armazenagem está em boas condições;
- só compre produtos de origem animal com o selo de garantia do Serviço de Inspeção federal (SIF), do Ministério da Agricultura.
- o produtor e / ou a indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento.
Ovos
Devem ter a aparência limpa, casca pouco porosa e sem rachaduras. Não utilize o ovo quando a clara ou gema grudarem na casca, se tiver cheiro desagradável, podridão ou sabor anormal.
Hortaliças e frutas
Não devem apresentar as seguintes características:
1 – partes ou casca amolecida, manchada, mofada ou de cor alterada.
2 – polpa amolecida com mofo.
3 – folhas, raízes ou talo murchos, mofados e ou estragados.
4 – qualquer alteração na coloração.
5 – qualquer modificação no cheiro.
6 – consistência alterada, esponjosa.
7 – perfurações ou enrugamento.
Como conservar os alimentos
Para conservar os alimentos por mais tempo e com baixo risco de toxinfecção alimentar devem ser tomadas algumas medidas como prestar atenção nas condições de temperatura, umidade e no local de armazenamento.
Alimentos não perecíveis
Este tipo de alimento não precisa de refrigeração, podendo ser armazenado à temperatura ambiente em um local arejado, limpo e livre de umidade.
O prazo de validade dos produtos deve ser observado com cuidado.
Hortaliças e frutas
As frutas, raízes e tubérculos que não estiverem maduros podem ser guardados em um local fresco, limpo e livre de insetos. Estes produtos não devem ficar expostos ao sol. Eles também podem ser acondicionados na geladeira.
Frutas e verduras perdem com facilidade o valor nutritivo, por isto devem ser consumidas enquanto estão frescas, com o amadurecimento e o tempo de armazenagem os nutrientes são perdidos. Prefira as frutas e verduras da época, pois são mais econômicas.
Como dispor os alimentos na geladeira
Os produtos que devem ser refrigerados são aqueles que se estragam com facilidade, mas cuidado para a geladeira conservar-se com a temperatura adequada ela não pode estar com excesso de produtos.
Exemplos de alimentos que devem ser guardados na geladeira: ovos, leite, manteiga, margarina, alguns vegetais e frutas.
As prateleiras mais altas são as mais frias, portanto são nelas que devemos guardar leite e seus derivados.
Não misture alimentos crus com alimentos cozidos, neste caso utilize as prateleiras mais altas para o alimento cozido e guarde-os em recipientes bem fechados ( potes ).
Produtos que você descongelou não devem ser congelados novamente, por tanto quando chegar do supermercado já separe as porções na quantidade desejada e acondicione em embalagens plásticas (saquinhos) próprias para alimentos e congele, assim quando descongelar já será na porção adequada.
Higiene pessoal
Manter-se limpo não é obrigação só de pessoas que trabalham com a manipulação de alimentos, mas também em casa onde por sinal é o local onde ocorre a maior incidência de toxinfecção. Sempre lavar as mãos antes de manipular os alimentos ou comer, depois de ir ao banheiro e depois de tocar em algum objeto contaminado ou sujo.
Higiene ambiental
Limpar todos os utensílios ou equipamentos logo após o uso, limpar as superfícies utilizadas para a manipulação do alimento, limpar o refrigerador a cada 15 dias no máximo, manter a cozinha livre de restos de alimentos, latas de lixo sempre tampadas e limpas para evitar o acesso de insetos.
Higiene dos alimentos
Não devemos escolher um alimento somente por seu valor nutritivo, mas também pela higiene em que ele se encontra. Algumas recomendações:
Manusear os alimentos apenas na hora de cozinha-los ou na hora de lava-los.
Lavar muito bem as verduras, legumes e frutas com água corrente usando sabão, água sanitária ou vinagre.
Preparar a comida próximo do momento de servir.
Escolher alimentos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura com o selo do SIF (serviço de Inspeção Federal).
Cozinhar bem os alimentos.
Fazer a quantidade certa para evitar sobras.
As sobras devem ser muito bem guardadas em recipientes fechados (potes com tampas).
Aquecer bem os alimentos que foram refrigerados.
Não misturar alimentos crus e cozidos.
Evitar o uso de tábuas de madeira e colher de pau.
Proteger alimentos de insetos e animais.
Não falar, tossir ou espirrar em cima dos alimentos.
Não comer alimentos com textura, aparência ou cheiros estranhos.
Verificar o prazo de validade.
Ler com atenção o rótulo dos alimentos.
Conservar em local apropriado.
Tomando alguns cuidados no nosso dia – a – dia podemos reduzir drasticamente a contaminação dos alimentos, evitando assim toxinfecções alimentares não só durante o verão, que é o período crítico, mas também nas outras épocas do ano.  Higiene pessoal, higiene dos locais onde estamos e onde preparamos os nossos alimentos e higiene do alimento, além destes três pequenos hábitos que devemos adotar, também devemos lembrar-nos de conservar em local adequado os alimentos assim evitamos muitos problemas à saúde.
Instrutora Mila Bocchese
Quaisquer dúvidas: clubgourmetkobrasol@gmail.com


0 comentários:

2010. Design by Márcia Oliveira - Club Gourmet Kobrasol - Todos os direitos reservados.

TOP